“TIE-DYE”: EU NASCE HÁ 1.000 ANOS ATRÁS

Aposto com você que quando falo em pigmentos, tinturaria, técnicas ancestrais de estamparia, a palavra que vem logo à sua cabeça é ” tie- dye”, certo?

Comigo acontecia a mesma coisa. Mas não é bem assim.

Quando entrei de cabeça no mundo dos tecidos, tintas, dobras, costuras e amarras, descobri que não era justo generalizar, desprezando assim tantos anos e tentativas de acertos e erros de nossos antepassados.

Explico: o que conhecemos como “tie-dye” (amarrar e tingir) ficou muito popular nos anos 60 com o movimento hippie. Sem regras e com muitas opções de misturar cores e produzir com as próprias mãos desenhos lisérgicos.

Mas você pode se surpreender ao saber que a história do “tie dye” realmente começou muito antes dos defensores do livre amor ou de Woodstock. As primeiras referências ao “tie dye” têm registros históricos no antigo Japão e China.

Na China, foram usados de 618 a 906, durante a dinastia Tang. No Japão, a técnica foi usada durante o período Nara, de 552-794. Os corantes eram extraídos de flores, frutos, raízes e folhas.

Por volta do século 15, um estilo de tie dye conhecido como Tsujigahana (traduzido como “flores na passagem”) tornou-se moda. Este processo utilizou a dobras e costuras para delinear  e reservar as partes do tecido a ser tingido,  permitindo a separação das cores.

Enfim, o tie-dye começou muito antes dos hippies. Estes só se apropriaram dele.

2 COMENTÁRIOS
  • celso lima
    Responder

    Paula:
    Mais uma guerreira na batalha pela reputação dos tintos…muito bacana, e a sua citação do tsujigahana tá muito poética (esse shibori era utilizado nas capas dos jûni-hitoe femininos, lindos!..)Parabéns e um abração
    Celso.

    1. Paula
      Responder

      Celso,
      Que honra!
      Fiquei muito contente quando li seu comentário por aqui
      Que bom que gostou. Na verdade só coloquei dentro do texto o que aprendi com você.
      Obrigada por tudo,
      e valeu pela visita ao blog
      bjs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *