BANKSY BRINCA DE ESCONDE- ESCONDE

Um dos nomes mais subversivos da arte contemporânea, Banksy gosta mesmo é de brincar de esconde- esconde.

É o mistério em pessoa. Sua identidade nunca foi revelada, não constuma aparecer em público (e quando o faz aparece sempre com o rosto escondido e voz auterada) e só se comunica através de porta-vozes.

Agora o grafiteiro apronta mais uma. No documentário “Exit Through the Gift Shop”, filme que está na programação da Mostra Internacional de São Paulo,  faz uma crítica à arte, ao consumismo, à mídia, com desenvoltura e bom humor, assim como suas obras.

A idéia inicial era de que ele fosse o tema do filme, mas tudo muda quando seu documentarista, o francês Thierry Guetta, se revelou “muito mais interessante”.

Guetta é um ex-vendedor de roupas radicado em Los Angeles, que tinha uma compulsão por filmar tudo, sem muita inteligência – era quase um retardo mental. A vida ganhou um foco quando Guetta resolveu acompanhar grafiteiros, documentando tudo.

“E ele tinha todo esse material sobre “street art” e coisas que nunca mais seriam feitas.” Foi aí que Banksy decidiu tomar o projeto para si. Transformou o material gravado pelo então amigo em um filme sobre a arte de rua.

Mas o melhor de tudo ainda está por vir. Guetta, enlouquecido pelo mundo da fama, larga a câmera e inspirado pelos artistas que seguia, decidiu que ele mesmo poderia ser uma celebridade do mundo da “street art”.

Daí pra frente, é pura loucura. Bom demais!

O filme questiona o que é a arte moderna. Mostra como é fácil se tornar hype, fazendo a coisa certa, e criar um discurso de modernidade a partir do vazio.

E para continuar brincando de esconde- esconde, Bansky confunde tudo ainda mais. Em um e-mail enviado ao “New York Times”, o grafiteiro responde não saber por que tantas pessoas foram levadas a pensar que o filme é falso. “É uma história verdadeira, com imagens reais. Eu nunca poderia ter escrito um roteiro tão engraçado.”

“Exit Through the Gift Shop” na Mostra de São Paulo.
Belas Artes 2, 26/10 (terça), 19h50 e

Espaço Unibanco 3, 29/10 (sexta), 19h50, sessão 763

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